sábado, 4 de fevereiro de 2017

Milao - último dia

A chuva não está ajudando mesmo. Hoje iriamos para Pisa mas a chuva não nos animou, até acordamos cedo mas ninguém quis se manifestar e ficamos na cama até o último momento para não perder o café da manhã do hotel.

Olhei novamente os pontos interessantes em Milão e vi que tem sim alguns que não tínhamos ido.

Pois bem, tracei o roteiro e lá fomos nós.

Antes do passeio, o muro aqui da rua do hotel é cheio de grafite, muito bonito.

O primeiro seria o Cavallo de Leonardo. O maior monumento equestre do mundo.

Tracei a rota pelo Sygic Travel mas a parte de navegação é paga, então olhei onde ficava tal monumento, Piazza Dello Sport, coloquei no Google maps e lá fomos nós, achei meio estranho ser a 45 minutos de distância mas fomos mesmo assim.

Acabou que paramos em uma praça de esportes de um centro esportivo, acho que de uma escola. Sem problemas pois fomos passeando e conhecendo mais os cantos de Milão.

Olhei novamente no mapa e desta vez peguei o nome da rua e me certifiquei que estava correto. Fomos nós novamente em busca do Cavallo de Leonardo.

Foram mais 40 minutos de carro e chegamos. Passamos na frente do estádio do Inter de Milão, o San Siro.

Bem ao lado do estádio fica o hipódromo de San Siro e é aqui que está a magnífica estátua.

Aqui também estão partes dos moldes usados para fabricar a estátua e uma máquina de Leonardo da Vinci que permitia a simetria perfeita de suas obras.

Depois desta visita equestre, fomos para o Grande Canal de Milão. Coloquei no mapa Naviglio Grande, em italiano, apareceu rapidinho, cliquei e seguimos a rota.

Célia percebeu que estava dando 45 minutos até o destino, achamos estranho mas continuamos.

A rota nos levou para a zona agrária da grande Milão, passamos por várias fazendas e cidadezinhas.

Até que chegamos no tal do grande canal, mas onde indicava o gps havia uma cancela fechada, era uma estradinha de terra. Na foto do grande canal que vi nas pesquisas é no meio da cidade.

Voltamos um pouco até uma pequena ponte que havíamos cruzado. Um rio de águas transparentes com uma estradinha estreita de cada lado margeando as águas. Atletas corriam por estas estradinha e pensei que o carro não poderia entrar. Mas no momento que paramos ali por um minuto, um carro entrou na estradinha e seguiu, não tive dúvidas, entrei também e fomos ver onde dava.

A estradinha bem estreita ia margeando o rio e proporcionando uma bela paisagem, apesar da chuva. Uma pena que não batemos nenhuma foto.

Passamos por algumas fazendas, criação de cavalos e gado. Um pouco mais a frente havia uma ponte mas era somente de pedestres. Continuamos e chegamos em outra ponte, desta vez de pedra, parecia antiga. Atravessamos e continuamos. Logo entramos em uma cidade. Olhei no mapa e era Malvaglio, estávamos a uma hora de Milão.

Tudo bem pois foi um passeio, conhecemos a paisagem dos campos, fazendas e plantações de Milão.

Novamente traçamos a rota no mapa, pelo nome de um café que tem no Grande Canal. Após uma hora estávamos lá, e também na Porta de Ticino, um portal da cidade.

A esta altura estávamos com fome e Celia queria comer algo típico de Milão.

Achamos um restaurante no Grande Canal, nos certificamos que no cardápio tinha o que queríamos.

Para mim foi uma Coteletta a Milanesi com Patati Assada e para Celia Risotto a Milanesi com Ossobuco. Uma garrafa de vinho tinto nos acompanhou. Tudo muito gostoso.

Depois de comer fomos ver o Dedo do Meio, um monumento polêmico que fica em frente a bolsa de valores. Foram 15 minutos e chegamos.

Dudu em frente da "Borsa".

Depois disso fomos ver a estação central de trem de Milão. Um prédio majestoso é lindo.

Ao lado da estação tem um prédio muito lindo, onde funciona o hotel exelsior. A torre da Pirelli também é ali perto.

E depois disso voltamos para o hotel.

Assim foi o último dia de passeio em Milao. Amanhã cedo iremos para Bergamo, devolver o carro e pegar o voo de volta para Londres.

Espero que tenham gostado dos relatos.

Borajunto?

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Como e Brenete

Hoje foi dia de fugir de Milão, cidade grande.

Íamos esticar até Pizza mas já eram 11:00 da manhã e Pizza fica a três horas de Milão. Decidimos ir até Como, uma província a 50 minutos de Milão. Ao lado de Como está Brunete, em cima da montanha, lá foi o primeiro destino.

Vimos as fotos pela internet e a paisagem é de cair o queixo. Pena que o tempo não está ajudando muito mas mesmo assim fomos até lá.

A estradinha para Brunete quando se chega a Como é deslumbrante. Passa-se em meio às casas, ruelas onde só cabe um carro pequeno de cada vez, tenho minhas dúvidas se passa uma camionete por estas ruas. Lindissima, coisa de filme mesmo. Pena que não filmei.

Pois bem, fomos adiante e começamos a subir o morro, quando achei um espacinho para parar o carro e tirar uma foto tive que correr pois a neblina estava chegando rápido e iria encobrir toda a paisagem.

Ainda assim não saiu uma bela foto.

Subimos mais e quando encontramos uma igrejinha é um local para parar o carro não tive dúvidas, parei, mesmo que em cima da calçada.

A cidadezinha é linda, cheia de ruelas, ladeiras e caminhos estreitos em meio a uma natureza exuberante e no alto da montanha.

Após fumar um cigarrinho continuamos a subir e ver até onde chegava a estrada.

Quanto mais subíamos mais nos enfiávamos nas nuvens.

Passamos por mais esta igrejinha e chegamos no final da estrada.

Um mapa da região esclarecia onde estávamos, a estrada se estreitava e continuava, mas não podia ir de carro. Dali, retornamos.

Descemos em direção a Como, ao lado do maior lago da Itália.

Algumas fotos da vista, quando tinha um cantinho para parar o carro.

Fiz alguns vídeos da estradinha de volta. Como o Google não se importa com o aplicativo do Blogger e não o melhora para pelo menos poder postar vídeo, tive que fazer o upload para o YouTube a aqui posto o link dos vídeos.

Muito legal. A estradinha de vinda foi mais legal ainda mas como eu disse pena que não filmei. Quem sabe assim te da uma vontade de vir conhecer pessoalmente né?

Chegamos lá em baixo, em Como, fomos logo procurar o lago.

Realmente a paisagem é belíssima!

A fominha bateu e as pesquisas do Google Maps: "onde os locais costumam ir", até agora funcionaram muito bem. Arriscamos mais uma.

Fomos ao Crotto del Tiglio. Um restaurante simples mas muito aconchegante. Comida gostosa e bom atendimento, recomendo.

Hora de voltar para casa.

Desta vez a tecnologia falhou. Ao ligar o iPhone no carro o CarPlay não funcionava direito. Conectava e desconectava. Resetei o CarPlay , o iPhone, desliguei e liguei varias vezes, conferi as configurações dos dois dezenas de vezes e nada de conectar. Tivemos que voltar pelo gps do iPhone mesmo, olhando na tela dele.

Quando chegamos no hotel fiquei ficando e pesquisando o que poderia ter acontecido. Após algumas pesquisas atualizei o CarPlay do carro e o meu iPhone, tudo levou uma hora e meia mas resolveu. Tudo conectado. E agora está melhor do que antes, o comando de voz está funcionando, agora nem preciso mais digitar nada, eu peço e a Siri me ajuda.

Depois de tanto trabalho, bateu a fome de novo. Google maps e suas sugestões de onde o pessoal local costuma ir. Desta vez fomos a uma tratoria. A Tratoria L'Angolo Nascosto, gerenciada pela família é um local muito agradável, não tem quem não goste! O atendimento é o de uma Mama, a dona pegou o Dudu no colo e o acalmou pois ele estava com sono é chato demais. Ela negociou com ele para que comesse o gnoch, caso comesse ganharia Nutela, mas ela não deu a nutela, Dudu pediu Coca Cola mas ela trouxe Fanta, tudo pensando na saúde e no que dificultaria o sono do pequeno. Gostamos muito da comida, do vinho e do atendimento, recomendo muitíssimo.

E assim se passou mais um dia na região Milanesa da Itália.

Amanhã iremos esticar para Pizza, já que em Milao não nos interessa mais muita coisa. Não que não tenha mas é que o que nos interessava, estando com criança, nos já visitamos.